By Jornal dos Desportos |

Jornal dos Desportos - Outra vez o Mali

Os Palancas Negras ficaram inseridos no Grupo E ao lado das congéneres da Tunísia, Mali e Mauritânia |

Fotografia: DR

Angola ficou inserido no Grupo E do CAN\'2019, ditou o sorteio da prova efectuado ontem no Cairo, na presença de representantes das 24 selecções qualificadas. O nosso país, que esteve no Pote 4 tem como parceiros Mali, Mauritânia e Tunísia.  Olhando para a composição do grupo podemos considerá-lo razoável, uma vez que apenas a Tunísia pode, entre os outros, ser tomado como o adversário mais temível.

Em todo o caso, o primeiro jogo será determinante. Pois, é começando bem que se eleva o moral da equipa, que permite encarar o resto de jogos com maior dose de confiança. O inverso, regra comum, abala a estrutura psicológica do grupo, com consequências nos jogos seguintes. Espera-se que conhecidos os adversários seja feita uma planificação que permita a equipa uma preparação cuidada e ao nível das obrigações da prova.

Com duas presenças em quartos-de-final, nomeadamente no Ghana " 2008 e Angola " 2010, Angola tem a obrigação de fazer melhor, o que não será fácil, sobretudo agora com a elevação da prova para 24 equipas, já que passa a haver os oitavos-de-final.  

A prova, que começa a 21 de Junho, vai ser jogado em seis campos e quatro cidades, a saber: estádios “Internacional”, “30 de Junho” e “Al Salam” (todos no Cairo), assim como os de “Alexandria”, “Suez” e “Ismailia”, respectivamente, em cidades com os mesmos nomes.Recorde-se que para atingir à fase final do CAN,  a nossa selecção ocupou terminou em primeiro lugar do grupo com 12 pontos, os mesmos que a Mauritânia, em segundo, deixando para trás o Burkina Faso (10 pts) e o Botswana (1 ponto).

No Egipto Angola vai assinalar a oitava presença no torneio continental, após as edições de 1996 (África do Sul), 1998 (Burkina Faso), 2006 (Egipto), 2008 (Ghana), 2012 (organização conjunta Gabão e Guiné Equatorial), 2013 (África do Sul), e em 2010 quando assumiu a organização.Angola esteve ontem representada na cerimónia pelo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, e pelo seleccionador nacional, Srdjan Vasiljevic.

SORTEIO CAN-2019
G
RUPO - A